Buscar
  • Nadiane Nardi

Como funcionam nossas crenças?


Você sabe como funciona o processamento do nosso pensamento?

Segundo José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, podemos comparar a nossa mente com um computador. Poderíamos dizer que, para o computador funcionar, precisa de uma plataforma operacional, isto é, um software, que é um conjunto de milhares de linhas de programação. Este software podemos equiparar a nossa mente inconsciente, onde um erro de programação pode resultar em um mau funcionamento ou uma pane no nosso cognitivo.

Já um navegador de leitura ou um editor de texto podemos relacionar com nosso consciente, um aplicativo que faz a comunicação com o exterior. E onde planejamos o que queremos ver e comunicar.

Toda pane humana ou de computadores decorre de um erro de comunicação inconsciente, a não ser que tenha uma violação física.

Se há algo que você deseja e ainda não alcançou, provavelmente a sua mente inconsciente (seu software) está te impedindo de fazer isto.

Este conjunto de idéias interligadas dentro de nossa mente formam o nosso SISTEMAS DE CRENÇAS. E durante estas interligações criamos novas crenças.

Diferentemente de um computador, as ordens de comandos mais recentes (crenças superficiais) e que podemos acessar conscientemente, podem suplantar as mais antigas. Quanto mais profundas e mais antigas forem as crenças, mais elas influenciam nas novas crenças.

Há então uma hierarquia das crenças, as mais antigas formam, influenciam e estão conectadas com as crenças mais novas, e essas crenças mais novas, conectadas nas mais antigas, vão gerar influência nas futuras crenças. E as crenças mais recentes protegem as mais antigas, sendo que as mais profundas são quase inacessíveis. E elas constituem respostas automáticas sobre aspectos poderosos na nossa vida.

Essas crenças são sistemas de valores, concepções, ideias e comportamentos que podem ser fortalecedoras e nos ajudar a tomar decisões acertadas ou podem ser crenças limitantes que nos fazem acreditar que não somos capazes, que nos bloqueiam e limitam a tomar atitudes, decidir sobre caminhos e encontrar novas oportunidades.

Nossas experiências e emoções estruturam e modelam a nossa mente e por muitas vezes nos direcionam para um caminho não produtivo, tudo isso ocorre porque não refletimos sobre uma situação que não saiu como esperávamos, arranjamos uma solução para o momento e inconscientemente sofremos as consequências de algo mal resolvido.

A mente é maravilhosa, porém quando não modelada conscientemente do jeito que queremos, pode projetar muitas crenças limitantes que serão as verdades da nossa vida e nos fazer perder grandes experiências.

Nadiane Nardi

Professional, Executive & Master Coach


17 visualizações

Redes Sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone Google+
  • Preto Ícone Twitter

Ed. Leonardo da Vinci

Rua Borges de Medeiros, 274, sl 902

Santa Cruz do Sul, RS

www.nncoaching.com.br

E-mail: nnconsultoriaestrategica@gmail.com

Contato:

(51) 3121 1131

Whats:

(51) 99995 0035

© 2016. Criado orgulhosamente com Wix.com