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  • Nadiane Nardi

Como o Storytelling pode te ajudar


Para entendermos melhor o significado de Storytelling precisamos dividi-lo e traduzi-lo. Story significa história. Cada pessoa carrega em si uma versão diferente da história. As histórias são abstratas, porque só existem dentro de nossas mentes, e são feitas de memórias e de imaginação. Telling significa falar, contar, se refere ao ato de narrar e, mais especificamente, às narrativas. Torna as histórias concretas. Storytelling é, então, narrar histórias, contar histórias. É uma das formas mais primitivas e mais sofisticadas de transmitir uma mensagem.

Muito antes da escrita já se transmitia conhecimentos através de histórias e desenhos. E mesmo após a escrita a arte de contar histórias continuou viva dentro de nós.

Desde a Grécia antiga, com Zeus vencendo Cronos, libertando seus irmãos devorados e dominando o mundo, até a Idade Média com o Deus que em sete dias criou o mundo, fez o homem do barro e a mulher de suas costelas as histórias formam a sociedade.

Platão mostrou sua filosofia através de uma história: "O Mito da Caverna". O filme Matrix é uma releitura desse mito de Platão.

Mais recente, Joseph Campbell, autor do livro O Poder do Mito, criou a teoria do Monomito à partir do estudo da arte, literatura, psicologia, antropologia e mitologia, onde definiu padrões em histórias e narrativas de diversas culturas ao redor do mundo. Seu trabalho influenciou definitivamente a forma como se faz cinema e literatura.

Já os primeiros a notar o poder do Storytelling nos tempos modernos foram os grandes líderes políticos. No século XX, podemos observar, em várias ocasiões, elementos e recursos de narrativa sendo utilizados como ferramentas para propagação de ideais político-sociais. Desde os movimentos revolucionários comunistas a governos totalitários, todos eles utilizaram recursos de storytelling para criar narrativas que exaltassem a imagem de seus líderes.

Mas foi a partir da metade do século XX que as empresas começaram a utilizar recursos de storytelling para cativar o público consumidor.

No século XXI, com a ascensão e difusão dos meio de comunicação e a globalização, as marcas começaram cada vez mais a se preocupar em conseguir se comunicar e transmitir suas idéias e conceitos através de suas histórias para seu público-alvo.

Mas como gestores, líderes e empresas podem se beneficiar do Storytelling?

A arte de contar histórias é uma ótima forma de compartilhar conhecimentos, de aproximar as pessoas, podendo ser aplicada por gestores e líderes como forma de interação e de compartilhamento de idéias e visão. Quando é contada uma história conseguimos nos comunicar de forma mais pessoal com o cliente ou com funcionários de uma empresa, criando mais envolvimento e engajamento.

Portanto, qualquer área pode se beneficiar com o Storytelling: um vendedor pode contar uma história onde o produto é o herói, um gerente pode incentivar a sua equipe com uma história que mostre que alguns sacrifícios pontuais podem trazer o sucesso, um CEO pode contar a história inspiradora sobre a missão da empresa para atrair investidores e parceiros e trazer mais colaboradores. Em qualquer um destes casos a narrativa gera uma conexão, uma ligação entre o narrador e o seu público.

O Storytelling também pode ajudar em uma entrevista de emprego, na sua carreira, na sua vida pessoal, no marketing, em projetos sociais.

Mas para aplicar o Storytelling em sua vida pessoal, profissional ou no seu negócio você precisa aprender as técnicas de narrar a história que o seu público quer ouvir.

Vou te passar algumas dicas:

  • Entenda as etapas de criação de uma boa história. Se você pular alguma etapa sua história pode ficar incompleta e acabar não gerando tanto envolvimento.

  • Conheça e entenda o seu público alvo. Para contar uma história direcionada a um público específico você tem que percebê-lo e conhecer suas dúvidas e necessidades.

  • Conte uma história empolgante e com um final alegre ou vitorioso, mesmo que no meio dela haja acontecimentos tristes e fracassos.

  • Insira seus clientes ou a história de seus clientes em sua história.

  • Faça com que seu público se identifique com a história que você está contando.

E o mais importante, use o Storytelling com emoção, com alma e ética, transmitindo sempre seus melhores valores e princípios!

Nadiane Nardi

Master Coach


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