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  • Nadiane Nardi

Você sabe como o Mindfulness pode ajudá-lo?


A palavra Mindfulness ou Atenção Plena (traduzida para o português) advém da palavra Samma Sati, dos ensinamentos budistas, usadas a mais de 2500 anos. Mas foi em 1979, que o mindfulness começou a ser usado como prática terapêutica pelo médico Jon Kabat-Zinn. Mindfulness é um tipo de meditação que nos leva a viver, sentir e pensar no tempo presente, isto é, aprendemos a nos concentrar nas experiências, sensações e atividades que estamos desenvolvendo.

Nossos dias cada vez são mais corridos, divididos entre tarefas, afazeres, trabalho, casa, filhos, amigos... e quando vemos o ano já passou e iniciamos novamente um ciclo onde planejamos ser mais calmos, em criar uma rotina, em organizar o tempo para ter mais tempo. Mas novamente quando vemos estamos no final de mais um ano do mesmo jeito do anterior. E como conseguimos fazer tantas coisas em 24 horas? Não percebemos o tempo passar porque entramos no piloto automático. 

Você lembra de quando aprendeu a dirigir, na auto escola? Pensava para ligar o pisca, pensava para trocar a marcha, pensava para frear, até aprender a fazer baliza foi difícil. Mas depois você passou no exame, começou a dirigir frequentemente e não pensa mais no ato de dirigir enquanto está dirigindo, simplesmente faz tudo automaticamente, pensando em outras coisas.

Esse mesmo piloto automático do ato de dirigir usamos para várias coisas em nossa vida, pois se fossemos pensar para fazer tudo que fazemos iríamos enlouquecer.

O nosso piloto automático é essencial para conseguirmos viver, mas prejudicial quando começamos a replicar hábitos automaticamente que nos prejudicam, sem percebermos.

O mindfulness nos ajuda a não replicarmos estes maus hábitos, a não vivermos como robôs se comportando da mesma maneira, e esperando sempre resultados diferentes. Ao praticarmos o mindfulness estimulamos nossa mente a um estado focado, de atenção plena no presente, de abertura a novos horizontes sem reatividade, de reconexão, de alinhamento. A prática habitual do mindfulness nos traz mais saúde, reduzindo a ansiedade, a agitação, nos dando mais criatividade, produtividade e resultados. 

O mindfulness pode ser usado nos casos de estudo para vestibulares e concursos, no controle da ansiedade e depressão, para o emagrecimento, no aumento da produtividade no trabalho e no bem estar geral em todas as áreas da vida.

Mas o mindfulness não se limita só a meditação, na verdade é um conjunto de técnicas e exercícios de concentração que podem ser feitos diariamente por poucos minutos, mas que trazem um imenso resultado a nossa vida e nos fazem pensar em quais atitudes e comportamentos que temos que tirar do piloto automático. 

Em vez de deixar sua vida passar por você, aprenda a ter uma atenção plena vivendo o momento, despertando para sua experiência atual, sem se dedicar ao passado ou antecipar o futuro.

Nadiane Nardi

Master Coach NN Coaching


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